Mahmoud Abbas, presidente palestino,anunciou nesta última terça-feira dia 16.08.2011 , que os palestinos solicitarão a filiação plena à ONU na próxima reunião da Assembléia Geral .
"A solicitação será enviada ao secretário-geral Ban Ki-moon", disse Abbas em entrevista coletiva em Sarajevo, encerrando uma visita de três dias à Bósnia, na qual pediu apoio para a iniciativa da ONU.
"Não há data. Podemos apresentar o pedido a qualquer momento da sessão da ONU", acrescentou.
Com a interrupção do processo de paz apoiado pelos Estados Unidos, o plano de Abbas é pedir o reconhecimento como membro pleno da ONU para um Estado palestino que inclui Cisjordânica, Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental, territórios ocupados por Israel em 1967.
O processo de paz que foi interrompido e apoiado pelos EUA, fez com que Abbas elaborasse o plano de pedir o reconhecimento como membro pleno da ONU para um Estado palestino que inclui a Cisjordânica, Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental, territórios ocupados por Israel em 1967.
Israel condenou a iniciativa palestina, pois seria uma tentativa de isolar os israelenses e minar a legitimidade de seu próprio Estado.Os EUA obviamente também se opõe a inciativa palestina, pois além de estar alinhado com Israel não acredita que tal plano seja um esforço para uma solução pacífica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário