Os mais altos funcionários da União Europeia para o setor de Finanças participam nesta segunda-feira de uma reunião de emergência para discutir um pacote de ajuda financeira à Grécia, em meio aos temores de que a Itália pode ser a próxima vítima da contaminação da crise na zona do euro.
A União Européia juntamente com seus mais altos funcionários do setor de Finanças, participam nesta segunda-feira 11.07.2011, de uma reunião de emergência para discutir um pacote de ajuda financeira à Grécia, em meio aos temores de que a Itália possa ser a próxima vitima da crise da zona do euro.
Devido aos temores de que o governo italiano enfraquecido por escândalos políticos não consiga realizar o seu plano de cortes nos gastos, o principal índice da Bolsa de Valores de Milão, caiu 3,5% nesta última sexta-feira 08.07.2011, além disso as ações do maior banco do país, Unicredit Spa, caíram cerca de 7,9%.
A reunião desta segunda-feira foi convocada pelo presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, porém um porta voz do presidente ressaltou que não é "uma reunião de crise, mas de coordenação" , negando assim também que a Itália estará na agenda.
Porém os analistas e funcionários envolvidos na reunião admitem que o tema será discutido.Sabe-se que a Itália é considerada a terceira maior economia da zona do euro, sendo assim problemas de cunho financeiro no país desencadeariam uma conseqüência muito maior, para os demais países.
A reunião com sede em Bruxelas, contará com a presença do presidente do Banco Central Europeu, Jean Claude Trichet, além dos ministros das Finanças da zona do euro, Jean-Claude Juncker, o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, e por fim o comissário da União Européia para Assuntos Econômicos, Olli Rehn.
Pacote de ajuda
O principal assunto da pauta da reunião é a discussão em torno do segundo pacote de ajuda financeira à Grécia, o país já recebeu uma ajuda de 110 bilhões de euros, porém necessita de uma nova ajuda financeira para conseguir cumprir com os pagamentos de sua dívida.
Um reportagem do Financial Times,evidencia que os líderes europeus admitem que o novo pacote de ajuda à Grécia, deve incluir uma moratória no pagamento de parte dos títulos da dívida grega, a fim de equilibrar a dívida total do país a níveis sustentáveis.
Esta novo pacote de ajuda financeira a Grécia, encontra-se em negociação há vária semanas, porém não houve um consenso entre os países da zona do euro e representantes dos credores da Grécia sobre as condições para sua aprovação.
Devido a lentidão das negociações,autoridades européias acreditam que este atraso na aprovação do plano também prejudique a situação de outros países da região como por exemplo, Portugal,Espanha,Irlanda e Itália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário