Um dos fatores que esta derrubando o mercado de ações na Europa é o pessimismo em relação a Itália e seu possível rebaixamento no rating soberano.Nesta última segunda –feira 05.09.2011 Paris perde 4,36%, Frankfurt cai 5,02% e Londres cede 3,23%, no mesmo horário a bolsa de Milão recuava 4,72%.Já no Brasil o Ibovespa repercute e cai 2,80%.
O Société Générale afirmou que as três principais agências de classificação de risco (Moody’s, Standard & Poor’s e Fitch) devem cortar a nota da Itália. Os principais motivos seriam as fracas previsões macroeconômicas e para o orçamento, além de incertezas sobre a capacidade da Itália de conseguir financiamento no mercado.
Vale lembrar que a Moody´s colocou o rating Aa2 da Itália em revisão para possível rebaixamento em 17 de junho, já a S&P alterou sua perspectiva para o rating A+ para negativo em 20 de maio e a Fitch manteve seu rating AA com perspectiva estável. Assim, rebaixamentos por todas as três principais agências parecem prováveis, dados os recentes desdobramentos”, comenta o banco.
Rabobank partilha dessa visão também. “Tomando como referencial as revisões das agências para os ratings de todos os países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) desde 2000, a Itália tinha uma chance de 94% de ser rebaixada na última semana de agosto”, afirmou o banco, acrescentando que os ratings “já parecem estar com os dias contados”.
As preocupações do mercado também se estendem com a preocupação do déficit fiscal gregos e os processos abertos pelos EUA contra 17 bancos,dentre estes alguns europeus
Nenhum comentário:
Postar um comentário