BEM- VINDO AO INFO R.I

CONTRIBUA CONOSCO DEIXANDO SEU COMENTÁRIO!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Lixo tóxico na Hungria pode se espalhar para outros países

A União Européia está preocupada com a possibilidade de que o vazamento do lixo toxico na Hungria venha afetar outros países vizinhos. Esse incidente poderá causar um desastre ecológico de grande proporção na região. "Estamos preocupados, não apenas com o meio ambiente na Hungria, mas com a possibilidade de que [o desastre] atravesse fronteiras", declarou o porta voz da UE Joe Hennon no dia 06.10.2010. O vazamento ameaça atingir o rio Danúbio que atravessa o país e passa pela Croácia, Sérvia, Romênia, Bulgária, Ucrânia e Moldova antes de desembocar no Negro (veja no mapa). As equipes continuam tentando remover a lama tóxica das residências e ruas da principal região atingida, o sudeste do país. Segundo o prefeito de Kolontar, Karoly Tily, não há como garantir que o vazamento retorne a ocorrer. O governo húngaro decretou estado de alerta no país e o premiê Viktor Orbán prometeu indenizar os afetados pelo desastre.
Entenda o incidente – Nessa segunda-feira dia 04.10.2010, um deposito de uma refinaria em Ajka, a 160 km de Budapeste, se rompeu, ainda não se sabe a causa. Desde então aproximadamente um milhão de metros cúbicos de resíduos tóxicos se espalharam pela região. O vazamento carregou carros nas ruas, causou danos em casas e pontes, deixando pessoas sem abrigo, feridos e mortos por onde passou. A lama vermelha causa principalmente queimaduras e irritação nos olhos devido ao chumbo e a outros elementos corrosivos que ela contem. Zoltam Illés, secretario de Estado do Ministério do Meio Ambiente húngaro, disse que esse foi o mais grave acidente químico da história do país ao visitar uma das cidades atingidas. Essa lama vermelha é um resíduo do processo de transformação da bauxita em alumina, matéria-prima para a fabricação do alumínio. Quando se produz uma tonelada de alumínio geram-se em compensação três toneladas dessa lama. "A substância espessa e altamente alcalina tem um efeito cáustico na pele. A lama contém metais pesados, como chumbo, e é levemente radioativa. Inalar sua poeira pode causa câncer de pulmão", informa a Unidade de Desastres Naturais da Hungria em seu site. A recomendação da unidade para as pessoas é de limpar a lama com água para neutralizar a substância.
O desastre – Para tentar conter a lama equipes de emergência, devidamente protegida com equipamentos, estão jogando toneladas de argamassa no rio Marcal para evitar que o Danúbio seja atingido, por estar. As equipes também estão removendo os objetos atingidos pelo vazamento. Moradores desesperados tentam salvar seus pertences protegendo-se como podem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário