Neste último domingo 01.05.2011, o presidente americano Barack Obama anunciou em rede nacional a morte de Osama Bin Laden, considerado o inimigo número 1º dos EUA.O terrorista foi morto em uma operação das forças americanas a qual Obama deu ordens para colocar em curso.As tentativas de captura e caça de Osama, já eram o objetivo dos três presidentes anteriores a Barack Obama, todavia foi através de sua ordem que a operação iniciou e pôs fim a vida de Bin Laden.
"Enquanto o trabalho de caçar e capturar Bin Laden foi um processo que levou décadas e envolveu três presidentes - isso sem mencionar milhares de pessoas -, foi o presidente Obama que deu a ordem hoje (domingo) para colocar em curso a operação que matou Bin Laden", escreveu em sua coluna no site do jornal The Washington Post o analista político Chris Cilliza.
"Foi o presidente Obama que anunciou a morte de Bin Laden. Foi o presidente Obama que, em seu pronunciamento nesta noite, usou a morte de Bin Laden como evidência de que a América pode conquistar qualquer qualquer objetivo que determinar", disse Cilliza.
Assim que os rumores da morte de Bin Laden começaram a se espalhar, milhares de pessoas mesmo antes do pronunciamento do presidente americano, reuniram-se em frente a Casa Branca com bandeiras e cartazes para comemorar a morte do terrorista.
A façanha de Barack Obama, não somente irá satisfazer a população americana como também melhorará a imagem dos EUA e sua política externa, devido aos questionamentos mundiais sobre sua conduta e decisões a cerca do Oriente Médio.Além é claro de dar um fôlego a campanha eleitoral que se inicia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário