BEM- VINDO AO INFO R.I

CONTRIBUA CONOSCO DEIXANDO SEU COMENTÁRIO!

sábado, 10 de setembro de 2011

EUA vetarão reconhecimento do Estado palestino na ONU

Foi lançada nesta última quinta feira dia 08.09.2011 uma campanha palestina que visa apoiar seu pedido de reconhecimento perante a Organização das Nações Unidas (ONU),mesmo diante da oposição norte-americana. Líderes palestinos se reuniram para ratificar seus planos de se tornarem o 194º Estado Membro do organismo mundial.

Todavia Washington reafirmou que sua posição consistirá em um veto contra a tentativa palestina, ademais a chefe da diplomacia da União Européia,Catherine Ashton viajará para o Oriente Médio para conversar sob a possível medida palestina.
A chamada "Campanha Nacional pela Palestina: 194º Estado" vai culminar em 20 de setembro quando o presidente Mahmoud Abbas apresentará seu pedido formal a ONU, a fim de que o organismo aceite o Estado palestino como membro.Manifestações em territórios palestinos estão previstas antes do pedido formal de introdução do novo membro.
Vale salientar que Abbas se reuniu com graduados representantes palestinos, dentre eles o comitê central de seu partido, o Fatah, o comitê executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e líderes de vários partidos políticos palestinos.
O comitê da OLP "reafirma a necessidade de continuar, na próxima sessão da ONU, o processo para a obtenção do reconhecimento da filiação do Estado da Palestina com as fronteiras de 4 de junho de 1967 e com Jerusalém Oriental como sua capital", afirmou o secretário-geral da OLP, Yasser Abed Rabbo, em comunicado após a reunião.
"A liderança palestina acredita que alcançar este objetivo vai encorajar o relançamento de um processo de paz sério e novas negociações com o claro objetivo de chegar a uma solução de dois Estados com base nas fronteiras de 1967", disse ele, referindo-se às linhas existentes antes da Guerra dos Seis Dias.
Em 20 de setembro de 2011 Abbas viajará para Nova York com o objetivo de apresentar o pedido formal de adesão ao secretário-geral da ONU Ban-Ki-moon.
Em Washington, a porta-voz do Departamento de Estado Victoria Nuland disse que a oposição de Washington à medida palestina "não deve ser um choque". "Se algo for levado a votação no Conselho de Segurança, os Estados Unidos vetarão", disse ela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário