BEM- VINDO AO INFO R.I

CONTRIBUA CONOSCO DEIXANDO SEU COMENTÁRIO!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Amorim se reúne com Ahmadinejad em dia de negociações sobre programa nuclear iraniano na ONU.

Celso Amorim, ministro de Relações Exteriores se reuniu nesta última quarta-feira dia 22.09.2010 com o presidente de Mahmoud Ahmadinejad, em Nova York, a reunião ocorreu no mesmo dia em que os membros do Conselho de Segurança e a Alemanha voltaram a argumentar sobre o programa nuclear iraniano, buscando uma solução efi-ciente e dinâmica para o impasse.O encontro foi realizado a portas fechadas e o presi-dente Luiz Inácio Lula da Silva não participou.Os pontos discutidos na reunião não foram comentados e a imprensa não teve acesso. Nesta última terça- feira o ministro das Relações Exteriores reuniu-se com a americana Sarah Shourd que se econtrava detida com mais dois jovens por cerca de um ano e foi libertada na semana passada. Sarah agradeceu a intervenção brasileira e pediu que o governo brasileiro continuasse a interceder em prol de seus amigos que ainda encontram-se detidos. O presidente iraniano ao sair da reunião comentou que o Brasil e o Irã possuem uma boa relação. " Uma boa relação sempre ajuda a resolver problemas. O presidente do Irã aprecia nos-sa sinceridade, o nosso desejo de trabalhar com a paz, e eu acho que isso terá bons efeitos em vários aspectos", disse Amorim.
Programa Nuclear : O Brasil com uma diplomacia pautada no pragmatismo responsável dispõe de uma relação próxima com o Irã.Em virtude disto votou contra as novas sanções, aprovadas em junho pelo Conselho de Segurança da ONU.O encontro de Amorim e de Ah-madinejad deu-se no mesmo dia que em o grupo chamada de P5+1 se reuniu para discutir sobre o programa nuclear iraniano.O P5+1 é formado pelos EUA,Grã-Bretanha,França,Rússia e China ( membros permanentes do Conselho de Seguraça) e pela Alemanha .O grupo ratificou que deseja que o Irã retorne as mesas de negociações, mas que as sanções serão mantidas até que o governo iraniano prove que seu programa nucle-ar possui fins pacíficos. "Nós reafirmamos nossa determinação e comprometimento em buscar uma solução negociada para a questão nuclear iraniana e focamos nossa discussão em medidas práticas adicionais para obter (a solução) rapidamente", diz o comunicado, assinado pela ministra do Exterior da União Européia, Catherine Ashton.
Sanções: O documento elaborado na reunião do P5+1, em nome da secretária de Estado americana,Hillary Clinton e dos demais ministros, teve como um de seus tópicos a discus-são da implementação das sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança , "que refletem as preocupações da comunidade internacional com o programa nuclear iraniano". "Nosso objetivo continua sendo uma solução negociada ampla e de longo prazo que restaure a confiança internacional na natureza exclusivamente pacífica do programa nuclear do Irã", diz a declaração. O Irã nega as acusações e salienta que seu programa nuclear possui fins pacíficos.Alguns momentos antes da aprovação da resolução no Conselho de Segurança,o Brasil e a Turquia obtiveram um acordo com o Irã com o intuito de resolver o entrave por meio de diálogo. Porém o acordo foi negado pelos EUA e seus aliados

Nenhum comentário:

Postar um comentário