BEM- VINDO AO INFO R.I

CONTRIBUA CONOSCO DEIXANDO SEU COMENTÁRIO!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O fim dos sequestros

     As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), um grupo rebelde anunciou que abandonará sua política de sequestros que era utilizada para arrecadação de dinheiro para a manutenção do grupo e para financiar a luta contra o governo. Além desta medida eles afirmaram que irão libertar todos os reféns militares e policiais que estão em cativeiro na selva, mostrando a possibilidade de um acordo de paz com o governo.        Outra fonte de financiamento do grupo é o tráfico de drogas que gera uma preocupação no âmbito da segurança nacional não somente da Colômbia, mas de toda a região.
     Conforme comunicado das FARC em 26 de fevereiro: “Muitos falam da prática de sequestrar pessoas, homens e mulheres da população civil para financiar e sustentar a nossa luta... a partir de agora, vamos eliminar isso da nossa atividade revolucionária".
     O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, na sua conta no Twitter afirmou que entende a declaração das FARC como um passo importante “na direção certa”, entretanto é um gesto insuficiente para o fim do conflito.
     Segundo a Reuters Brasil, o mais antigo grupo armado da América Latina mantém cerca de 10 membros das forças armadas da Colômbia presos bem como vários civis. Uma onda de protestos contra a organização ocorreu no país após matarem 4 reféns que estavam em mãos das FARC por mais de 12 anos.
    O anúncio desta medida de libertação dos reféns foi anunciado três meses após este acontecimento. Santos declarou há duas semanas a autorização para que o governo brasileiro auxilie na logística da operação humanitária que também foi aceito pelas FARC.

Fonte: Reuters, Folha.com e BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário