BEM- VINDO AO INFO R.I

CONTRIBUA CONOSCO DEIXANDO SEU COMENTÁRIO!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

China autoriza dissidente a deixar o país temporariamente


       O governo chinês informou nesta sexta-feira que dará autorização para o dissidente Chen Guangcheng estudar fora do país.
       O advogado chinês que ficou refugiado por seis dias na embaixada americana em Pequim, disse que planeja viajar aos Estados Unidos, mas não sabe se ficará permanentemente no país ou se retornará à China.
       O porta-voz da Chancelaria chinesa, Liu Weimin, disse que Chen Guangcheng poderá estudar no exterior, "de acordo com a lei".
       Após a declaração do governo da China, Chen disse que segundo o acordo entre as autoridades chinesas e as americanas seus direitos civis estariam garantidos.
       "Penso que isso significa que posso abandonar a China e voltar com liberdade. Se este for o caso, voltarei, mas não tenho certeza se a promessa será cumprida", avaliou.
       Os Estados Unidos reiniciaram nesta quinta-feira o diálogo com Pequim após saber que Chen, que inicialmente manifestara sua vontade de ficar na China "para seguir lutando", mudara de opinião ao conhecer as "ameaças" contra sua família por parte das autoridades chinesas.
       O dissidente está no hospital de Chaoyang, em Pequim, recebendo tratamento para sua perna, que ficou ferida durante a fuga da prisão domiciliar, em 22 de abril.

   Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário