BEM- VINDO AO INFO R.I

CONTRIBUA CONOSCO DEIXANDO SEU COMENTÁRIO!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Elizabeth II propõe reformas políticas e econômicas

A rainha Elizabeth 2ª do Reino Unido em sessão solene no palácio de Westminster

Uma polêmica reforma da Câmara dos Lordes e medidas apresentadas como novas ajudas às famílias dominam a agenda legislativa do governo britânico apresentada nesta quarta-feira com grande pompa pela rainha Elizabeth 2ª na abertura solene do parlamento.
"O programa legislativo de meu governo se centrará no crescimento econômico, na Justiça e na reforma constitucional", declarou a soberana ao anunciar de seu trono instalado na Câmara dos Lordes as 19 leis e projetos de lei que serão apresentados em 2012/2013.
"Mas a primeira prioridade de meus ministros será reduzir o déficit e restabelecer a estabilidade econômica", acrescentou, quando o país se encontra novamente oficialmente em recessão.
O programa, com o qual o primeiro-ministro conservador David Cameron espera se recuperar do castigo aplicado pelos eleitores contra os dois partidos da coalizão nas eleições municipais da semana passada, não inclui, no entanto, nenhuma novidade.
A legislação mais controversa é a que se refere à reforma da Câmara dos Lordes, uma das promessas da coalizão de conservadores e liberais-democratas quando chegou ao poder em maio de 2010, mas que provoca também divisões entre os "Tories".
O programa governamental não informa, no entanto, nenhuma data para a possível reforma deste órgão parlamentar não eleito que data do século 11 e é formado por cerca de 800 membros vitalícios e, em alguns casos, hereditários.
Se for levado adiante, a Câmara Alta do parlamento britânico se converteria em um órgão mais representativo com um número de membros reduzido quase à metade e eleitos majoritariamente por sufrágio universal.
Após o revés eleitoral, o governo destacou uma série de medidas para "melhorar as vidas das crianças e das famílias", incluindo uma flexibilização das licenças-maternidade e ajudas às crianças deficientes, que não devem ter um impacto excessivo em plena austeridade.
Além disso, o governo confirma sua intenção de separar as atividades de varejo e de investimento dos bancos, e a confirmação da reforma do sistema de aposentadorias, que deve provocar novas disputas com os sindicatos.
Esta é a segunda vez que a rainha comparece ao parlamento para explicar o programa do governo de Cameron desde 2010, e a 57ª que se curva a este solene ritual em seus 60 anos de reinado.

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário