BEM- VINDO AO INFO R.I

CONTRIBUA CONOSCO DEIXANDO SEU COMENTÁRIO!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

6ª Cúpula das Américas terminou neste domingo em Cartagena



       Em discurso ao final do evento, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, salientou que  "Pela primeira vez, a maioria de países expressou sua posição dizendo 'nós queremos que Cuba seja parte do processo das Cúpulas (das Américas)'. Isso tem peso político importante, não  visto antes, essas declarações devem iniciar uma série de aproximações e pontes que nos permitam, oxalá dentro de três anos, ter Cuba na próxima cúpula."
       No entanto, por oposição dos Estados Unidos, o convite à ilha comunista foi vetado. "Infelizmente, em cúpulas que se fazem por consenso, se um país disser não estar de acordo, não pode haver decisão", justificou Santos.
       Sobre a polêmica envolvendo as ilhas Malvinas (Falklands, para os britânicos), atualmente sob soberania britânica mas reivindicadas pela Argentina, o colombiano disse que a maioria dos países apoia uma solução pacífica para o impasse, mas não houve um endosso ao pleito argentino.
       Nesse caso, segundo diplomatas, além dos Estados Unidos, Canadá e alguns países caribenhos se opuseram a uma declaração favorável à Argentina.
Num sinal de descontentamento com o comunicado final, a presidente argentina, Cristina Kirchner, deixou a cúpula antes do discurso de Santos.
     "Ninguém achou que se chegaria a algum acordo sobre Malvinas ou Cuba. Todos sabíamos que não haveria acordo, então não há surpresas negativas", disse Santos, ao responder um jornalista que questionou se a cúpula tinha sido um fracasso. Além disso  "O fato de não haver uma declaração final não significa um fracasso da cúpula. Ao contrário: o fato de termos debatido os temas é um sucesso", comentou o colombiano.

 Fonte: Terra Notícias e BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário