BEM- VINDO AO INFO R.I

CONTRIBUA CONOSCO DEIXANDO SEU COMENTÁRIO!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

PIB chinês decepciona


A economia da China cresceu no ritmo mais lento em quase três anos nos três primeiros meses de 2012, e a leitura abaixo do esperado provocou entre os investidores a preocupação de que a desaceleração ainda não tenha chegado ao fim depois de cinco trimestres seguidos de enfraquecimento e que mais ações de política serão necessárias para interromper essa tendência.
O crescimento do PIB desacelerou para 8,1% no primeiro trimestre na comparação com o mesmo período de 2011, depois de ter alcançado 8,9% nos três meses anteriores, informou nesta sexta-feira o Escritório Nacional de Estatística.
No entanto, as vendas no varejo avançaram 15,2% no mês passado na comparação com o mesmo período de 2011, contra previsão de 15%. Já o investimento trimestral em ativos fixos, um dos principais motores da economia da China, subiu 20,9%. Eles ficaram amplamente em linha com as expectativas conservadoras de investidores, os quais se mostraram cada vez mais preocupados nas últimas semanas de que a fraqueza do ciclo econômico da China se estenderia para o segundo trimestre do ano. "O que está claro é que a economia ainda está desacelerando e o setor imobiliário está deflacionando", disse o economista do Société Générale, Yao Wei.
O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, disse que a China enfrenta riscos de aumento da inflação ainda que sua economia combata os ventos contrários ao crescimento. Wen disse que Pequim continuará a melhorar e calibrar os controles macroeconômicos e a política monetária no tempo apropriado para lidar com os desafios, mas reiterou que o governo vai manter suas restrições sobre o mercado imobiliário.

Fonte: Folha Online

Um comentário: